1. TEMA DA PESQUISA
- Um estudo sobre o atendimento ao idoso no CRAS – Centro de Referência da Assistência social da Cidade de Ibititá, Bahia.
2. OBJETIVO
- Analisar o nível de prioridade do atendimento ao idoso nos programas oferecidos no CRAS - Centro de Referência da Assistência Social, na Cidade de Ibititá – Bahia.
3. JUSTIFICATIVA
As lutas por melhores condições de vida para as pessoas idosas estão a cada ano sendo necessária e urgente, pois o aumento do número de idosos no país cresce consideravelmente. Assim, a necessidade da construção de políticas públicas para esta questão é altamente relevante, pois:
“A relação entre o numero significativo de idosos e o aumento progressivo dos mesmos nos próximos anos, faz com que a prioridade na condução das políticas públicas seja assertiva, em uma situação de regulação do Estado, e responsável pelas políticas sociais” (Godoi; Santini; Ferreira e Feijó, 2009, p. 65).
Nesse tocante, as políticas públicas, os programas que evidencia no contexto social as melhorias da qualidade de vida das pessoas idosas, passam necessariamente pelo respeito ao Estatuto do Idoso, aprovado em 1º de outubro de 2003.
Com o advento do Estatuto do Idoso, muitas foram as mudanças no atendimento à pessoa idosa neste país. As secretarias de Assistência social, de forma especial nos municípios brasileiros, iniciaram um trabalho a partir da criação de grupos, denominados Grupos da Melhor Idade, com atendimento diferenciado à pessoa idosa, pois como enfatiza Godoi; Santini; Ferreira e Feijó (2009) “Após os 60 anos de idade no Brasil, a pessoa idosa é legalmente considerada idosa, vivendo a velhice com diversos benefícios e direitos garantidos em lei” (p. 20).
Uma outra forma legal de amparo a pessoa idosa é a Política Nacional do Idoso. Esta focaliza e tem como objetivo principal criar condições e possibilidades de promoção da qualidade de vida da pessoa idosa, por meio de ações práticas voltadas para esta demanda.
Na esfera municipal e mais precisamente a Assistência social e Saúde, devem garantir o acesso da pessoa idosa em seus programas e projetos sociais, conforme preconiza no Art. 3º, VIII, que enfoca a garantia e a prioridade à pessoa idosa: “garantia de acesso à rede de serviços de saúde e de assistência social local” (Godoi; Santini; Ferreira e Feijó, 2009, p. 26).
Contudo, o presente trabalho foi elaborado com a finalidade de melhor analisar o atendimento ao idoso em especial as que estão com necessidade de ajuda especializada nos mais variadas tipologias e situações da vida. Assim, com o atendimento no CRAS, a pessoa idosa tem o exercício da cidadania e seus direitos garantidos, sendo tais questões o foco da pesquisa aqui relatada.
4. AMOSTRA:
- Pesquisa com 10 idosos com idade entre 55 á 85 anos que precisam de um apoio especial nessa fase de vida.
- O tipo de amostragem é por conveniência, haja vista que as pessoas entrevistadas foram próximas do local onde os entrevistadores residem.
5. INSTRUMENTOS:
- Questionário com alternativas.
6. QUESTÕES DA PESQUISA:
I - Escolaridade:
a- alfabetizado
b- não alfabetizado
c- 1º grau completo
d- 1º grau incompleto
e- 2º grau completo
f- 2º grau incompleto
g- Curso superior completo
h- Curso superior incompleto
II - Estado civil:
a- casado
b- solteiro
c- divorciado
d- viúvo
III - Nº. de filhos:
a- nenhum
b- 01 á 03
c- 03 á 06
d- Acima de 06
IV - Como foi seu atendimento no CRAS e no Grupo da Melhor Idade?
a- Fui bem atendida (o), e no grupo conseguir sair da depressão.
b- Atenderam-me, apesar da espera ser longa.
c- Fui atendido (a), mais deveriam ter sido bem melhor, pois não me incentivaram a participar do grupo.
d- O atendimento é bom. Hoje faço parte do grupo da melhor idade e me sinto bem.
e- No começo eu era tratado bem, mais logo descuidaram e eu desisti de freqüentar o grupo, pois nem todos têm a mesma atenção.
f- Não fui bem atendido, pois voto contra o prefeito.
7. VARIAVEIS QUALITATIVAS:
As variáveis qualitativas utilizadas na pesquisa foram a escolaridade e o estado civil dos entrevistados.
8. VARIÁVEIS QUANTITATIVAS:
As variáveis quantitativas utilizadas na pesquisa foram a quantidade de idosos e o número de filhos dos entrevistados.
9. APRESENTAÇÃO DAS TABELAS E DAS FREQUÊNCIAS RELATIVAS
TABELA 01 - ESCOLARIDADE
QUANTIDADE DE PESSOAS | RESPOSTAS | FREQUÊNCIA RELATIVA ( % ) |
04 | A | 40% |
04 | B | 40% |
01 | C | 10% |
01 | D | 10% |
00 | E | 0% |
00 | F | 0% |
00 | G | 0% |
00 | H | 0% |
TABELA 02 - ESTADO CIVIL
QUANTIDADE DE PESSOAS | RESPOSTAS | FREQUÊNCIA RELATIVA ( % ) |
05 | A | 50% |
01 | B | 10% |
01 | C | 10% |
03 | D | 30% |
TABELA 03 - Nº. DE FILHOS
QUANTIDADE DE PESSOAS | RESPOSTAS | FREQUÊNCIA RELATIVA ( % ) |
01 | A | 10% |
04 | B | 40% |
02 | C | 20% |
03 | D | 30% |
TABELA 04 – NÍVEL DE ATENDIMENTO DA PESSOA IDOSA NO CRAS – PROGRAMA MELHOR IDADE
QUANTIDADE DE PESSOAS | RESPOSTAS | FREQUÊNCIA RELATIVA ( % ) |
03 | A | 30% |
02 | B | 20% |
02 | C | 20% |
02 | D | 20% |
01 | E | 10% |
00 | F | 0% |
CONCLUSÃO
Diante da pesquisa realizada foi possível perceber que o atendimento no CRAS no município de Ibititá tem oferecido um bom atendimento aos idosos, pois há atualmente uma participação considerável dos mesmos no grupo, sendo que muitos conseguiram resolver problemas de saúde com ajuda de profissionais. Entretanto, entre os problemas apresentados pode-se destacar a necessidade de melhoria nos atendimentos e inovação nos trabalhos realizados.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
GODOI, Sueli; SANTINI, Maria Ângela; FERREIRA, Cláudia Maria; FEIJO, Cláudia Cristina Ciappina. Políticas sociais II. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.
Por
Edinei Messias alecrim
euclésia bispo de oliveira cruz
mariela oliveira alcântara dourado
oliana pereira viana ramos
Zirleide pedreira de oliveira
EDINEI MESSIAS ALECRIM
Pedagogo; Psicopedagogo; Graduando em Serviço Social; Profissional de Segurança Pública Endereço na web: edineimessias@hotmail.com edineimessias@yahoo.com.br
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