Ensinar é sempre um desafio.
Quem é esta criança que precisa se
inserida na minha sala de aula?
Vamos levar em consideração se esta criança tiver Hidrocefalia.
E o que significa, afinal, receber
um aluno com deficiência (hidrocefalia – água na cabeça) em sua sala, professor
(a)?
Significa, antes de tudo, outro aluno, mais um aluno. Pode
ser causada por meningite, traumatismo craniano ou parto prematuro.
Esta condição
é causada por uma obstrução no fluxo de fluido em torno e ao longo dos
ventrículos no cérebro. O problema quando isso acontece em bebês faz a
cabeça
inchar e ampliar. Isto leva a dificuldades de aprendizagem.
Quem é esta criança com Hidrocefalia?
Crianças
com hidrocefalia
muitas
vezes têm pouco desenvolvida a coordenação e
percepção. Eles têm dificuldades com os conceitos de tempo e espaço e também
têm problemas de memória. Eles
também podem ter dificuldades na visão,
fala e coordenação
motora devido à pressão sobre o cérebro.
O
tratamento para a hidrocefalia é geralmente
inserida para aliviar a pressão no cérebro. Isto pode o
tornar irritado,
ter náuseas, sofrem de inércia e dores de cabeça.
Como estas crianças aprendem?
As
crianças com hidrocefalia têm
problemas de coordenação e percepção, porque elas não
são tão ativas
quanto
as outras crianças.
Elas podem
precisar de ajuda para aprender a usar os movimentos dos olhos.
Eles
podem precisar de prática para aprender a dirigir seus olhos para a esquerda,
direita, cima, baixo, e de um foco amplo para um foco estreito.
Jogos
de estimulação
são
bons para desenvolver
certas aptidões. Isto pode ser feito em pé
quando
os alunos tem que jogar uma bola na área e pegá-la, eles
têm de estimar o quão rápido ele vai descer de novo.
Para
ajudar com a percepção auditiva encorajar os alunos a sussurrar instruções
depois de, em seguida, pedir-lhes para explicar.
As
crianças com
Hidrocefalia irá beneficiar de uma abordagem sistemática
para algum aprendizado. Eles devem ser ensinados de forma metódica para
procurar padrões, semelhanças e diferenças. Tente
apresentar
a mesma informação de maneiras diferentes e, se possível usar materiais
concretos que os alunos podem tocar. Isso os ajuda a relacionar palavras a
objetos.
Como lição de casa dar aos alunos tarefas que são praticamente baseados sempre no possível.
Tente treinar os alunos a organizarem-se por escrito, listas de verificação e procedimentos para fazer as coisas, mesmo se atentando às dificuldades encontradas na escrita pelo aluno com deficiência. Use listas de tarefas que são divididas em etapas.Os alunos com hidrocefalia, com frequência têm dificuldade para julgar o seu próprio desempenho; tornar explícito o que o critério é, e o que você quer fazer.
Estimular e melhorar as aquisições das
habilidades de vida diária (hábitos de higiene, alimentação, vestuário,
escrita) e de vida prática, com o objetivo de tornar
o indivíduo independente no seu dia- a- dia seja na escola, no lar
ou lazer.
Aprimorar
a capacidade cognitiva, perceptiva, sensorial e motora através do treinamento
das habilidades globais dos membros superiores e destrezas manuais grossas e
finas, o desenvolvimento da coordenação visomotora, da dinâmica bimanual e
unimanual, da força segmentar de membros superiores e a transferência de
dominância manual.
Palestra por Edinei Messias - Psicopedagogo
Acompanhe estas
dicas.
Veja o texto Parte 01: http://edineimessiaspsicopedagogo.blogspot.com.br/2015/03/texto-parte-01-na-minha-sala-de-aula.html
Palestra por
Edinei Messias - Psicopedagogo
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