DIGITE O QUE DESEJA PESQUISAR NESTE BLOG

UM POUCO SOBRE MIM...

Minha foto
Barro Alto, Bahia, Brazil
A cada dia me apaixono mais pelo trabalho com crianças com necessidades educativas especiais. Neste blog quero apresentar estratégias, informações e acima de tudo contribuições práticas para que estes sujeitos tenham possibilidades claras de aprendizagens. Confiram!!! Minhas credenciais: Sou Pedagogo; - Psicopedagogo Clínico e Institucional; - Assistente Social CRESS-Ba 8283.

Quando procurar um Psicopedagogo?

sábado, 11 de abril de 2015

O que é educação a partir da visão de Paulo Freire?


Alunos dos Cursos de Pedagogia /Letras /Matemática

FAEL PÓLO DE IRECE /BA

Livro para fundamentação do trabalho: 
"Paulo Freire para educadores, escrito por Verá Barreto.

O que é Educação? Em todo percurso na formação de todo educador, se necessita indagar sobre o seu pensar sobre a educação. Qual o objetivo da educação na atual contemporaneidade? Seria de contribuir com a formação cidadão, crítica para a liberdade ou seria apenas para uma formação de inserção no mercado de trabalho? A quem interessa a educação? Ela é neutra, ou está a serviço de uma determinada classe social?
Estas e outras questões foram discutidas à luz do grande educador Paulo Freire. Importante discussão trazida pelos alunos a partir das apresentações do Banner em que fundamentavam a partir da leitura do livro: "Paulo Freire para educadores, escrito por Verá Barreto". As fotos ilustram este importante momento. 



















Foto: Edinei Messias - Polo FAEL - Irecê/BA

Um comentário:

Roque Oliveira disse...

Uma das afirmações mais recorrente de Paulo Freire é quanto a sua visão de que não existe educação neutra ou isenta de desinteresse, principalmente por parte do sistema.
Contrapondo a isso, ele oferece a educação problematizadora que: "responde a essência do ser e da sua consciência, que é a intencionalidade".
A partir da visão de Paulo Freire, "Educar é construir, é libertar o homem do determinismo, [...].