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A cada dia me apaixono mais pelo trabalho com crianças com necessidades educativas especiais. Neste blog quero apresentar estratégias, informações e acima de tudo contribuições práticas para que estes sujeitos tenham possibilidades claras de aprendizagens. Confiram!!! Minhas credenciais: Sou Pedagogo; - Psicopedagogo Clínico e Institucional; - Assistente Social CRESS-Ba 8283.

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sábado, 29 de agosto de 2009

Projeto - Gincana Junina: promovendo a cultura popular


Fonte Mundo Jovem
Gincana Junina: promovendo a cultura popular
As Festas Juninas são uma forte tradição, na qual a promoção da cultura popular está no centro da roda. Historiadores afirmam que a festividade surgiu com este nome por acontecer durante o mês de junho. Outra versão diz que a festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seria uma homenagem a São João.
Quadrilhas, fogueiras, pipocas e bandeirinhas coloridas são alguns dos elementos que ganham espaço nas ruas, cidades e escolas no mês de junho. Embora sejam comemoradas nos quatro cantos do país, é no Nordeste que as Festas Juninas ganham uma grande expressão. Em razão de longos períodos de seca na região, as festas são um momento de agradecer as raras chuvas que caem naquelas terras. As homenagens e os agradecimentos são feitos a três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio.
A Festa Junina chegou ao Brasil através dos portugueses, no período colonial, trazendo influência de diferentes países da Europa e da Ásia. A dança marcada, que inspirou a criação da quadrilha, teria vindo da França; a tradição de soltar fogos de artifícios, da China; a dança de fitas, da Espanha e Portugal. Estas e outras expressões culturais misturadas às culturas africana e indígena resultaram no que hoje conhecemos como as Festas Juninas brasileiras.
Elementos de integração
Durante a semana haverá alguns momentos em que a gincana estará acontecendo prioritariamente com a participação dos alunos, mas é importante que haja pelo menos uma atividade aberta à comunidade. A presença da família é muito importante e poderá acontecer em diferentes momentos, por exemplo: na realização das tarefas da gincana, na culminância do projeto durante o último dia, auxiliando na elaboração de pratos típicos etc
Acontecendo na prática
1º passo:
Definir uma equipe de organização composta por professores e equipe gestora da escola. Esta equipe será responsável por definir as tarefas, que serão distribuídas ao longo da semana, e coordenar o processo.
2º passo:
Definir, por turmas ou misturadas por afinidade, as equipes de alunos que participarão da gincana. Cada grupo tem que:
• Escolher um nome e grito de guerra;
• Definir sua caracterização durante a semana, de acordo com o tema da gincana.
3º passo:
Distribuição das tarefas. Abaixo, seguem algumas sugestões:
• Ornamentação da escola;
• Desfile do familiar ou do professor caipira;
• Desfile do professor caipira;
• Piada caipira contada por um professor;
• Imitação de um artista caipira;
• Prova de conhecimentos gerais sobre a tradição das Festas Juninas;
• Caracterização de um animal para desfile caipira;
• Elaboração de prato típico junino;
• Apresentação da dança da quadrilha
• Buscar um significado bíblico para a fogueira de São João;
• Redigir versos em rima falando dos santos juninos.
Ficha técnica
Objetivos do projeto: integrar estudantes, professores, pais e comunidade em geral e divulgar esta festividade popular, oportunizando um momento de alegria na escola.
Turmas envolvidas: todas as turmas da escola.
Equipe envolvida: direção, orientadora pedagógica, professores e representantes de turmas.
Duração: uma semana.
Recursos materiais: materiais para ornamentação da escola, brindes para as equipes participantes, aparelhagem de som, produtos alimentícios para os dias de festa.
Avaliação: o importante é observar que a comemoração dos Festejos Juninos deve promover e divulgar o universo caipira, sertanejo, onde esta tradição está enraizada e teve sua origem, no país. Deve-se ficar atento para não enfatizar a cultura regional com uma abordagem que a trate como inferior a outras. A intenção deste projeto é justamente o oposto: demonstrar a riqueza cultural do povo brasileiro. Este enfoque pode ser observado para identificar o sucesso da realização da atividade.
Premiação: sugerimos que todas as equipes sejam premiadas por sua participação, e não por competição.Equipe Mundo Jovem,
com a colaboração do professor Mariano
Batista de Alencar, de Esmeraldas, MG.
Endereço eletrônico: mundojovem@pucrs.br
Projeto Pedagógico publicado na edição nº 397, jornal Mundo Jovem, junho de 2009, página 19.UM
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