DIGITE O QUE DESEJA PESQUISAR NESTE BLOG

UM POUCO SOBRE MIM...

Minha foto
Barro Alto, Bahia, Brazil
A cada dia me apaixono mais pelo trabalho com crianças com necessidades educativas especiais. Neste blog quero apresentar estratégias, informações e acima de tudo contribuições práticas para que estes sujeitos tenham possibilidades claras de aprendizagens. Confiram!!! Minhas credenciais: Sou Pedagogo; - Psicopedagogo Clínico e Institucional; - Assistente Social CRESS-Ba 8283.

Quando procurar um Psicopedagogo?

terça-feira, 28 de julho de 2009

 NÍVEIS DE DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA




NÍVEL PRÉ-SILÁBICO

A criança pré-silábica está em contato com a representação simbólica. Num primeiro momento, ela acredita que basta desenhar quando quer representar graficamente um objeto. Daí vem a importância do desenho livre, no qual ela expressa aquilo em que está pensando. Além disso, letras podem ser associadas a palavras inteiras e não existe qualquer vinculação entre a pronúncia das partes de uma palavra ou de uma frase e sua escrita.
=

NÍVEL SILÁBICO

A criança sente-se muito feliz e confiante porque descobre que pode escrever com lógica. Ela conta os pedaços sonoros, isto é, as sílabas, e coloca um símbolo para cada pedaço.

•Características da fase:
–aceitação de palavras com uma ou duas letras, mas ainda com conflito. Algumas vezes acrescenta letras depois de escrever a palavra somente para ficar mais bonito.
–Utiliza uma letra para cada palavra quando escreve uma frase.

NÍVEL ALFABÉTICO

Por ser um nível intermediário, é conflitante, pois a criança precisa negar a lógica do nível silábico e fica sem saída. Isto acontece principalmente quando ela usa só as vogais, porque a mesma combinação de letras serve para escrever uma porção de palavras.
Exemplo: TOAT - tomate
• Neste momento a criança escreve foneticamente, mas não ortograficamente.Isso quer dizer que a criança realiza uma análise sonora dos fonemas das palavras que vai escrever, mas ainda lhe falta escrever de um modo que seja legível ao adulto. O desafio agora é caminhar em direção à convencionalidade, em direção à correção ortográfica e gramatical.

•Características:
–incorporação da estrutura silábica à escrita e organização alfabética intencional e completa. GA+TO = GATO
–conhecimento do valor sonoro de todas ou da maioria das letras juntando-as para que formem sílabas e palavras.
–Distinção de letra, sílaba, palavra e frase, mas sem dividir a frase convencionalmente, porém de acordo com o ritmo frasal.
•Exemplo: OMININU COMEUUM DOCE

Os erros ortográficos apresentados pelas crianças em suas primeiras produções não são “erros”, mas uma prova de que sua escrita é resultado de explorações espontâneas e não de mera cópia.
As falhas ortográficas são temporárias e serão facilmente superadas pelo ensino sistemático.

Contribuições para este blog: Colégio Marista





Nenhum comentário: