DIGITE O QUE DESEJA PESQUISAR NESTE BLOG

UM POUCO SOBRE MIM...

Minha foto
Barro Alto, Bahia, Brazil
A cada dia me apaixono mais pelo trabalho com crianças com necessidades educativas especiais. Neste blog quero apresentar estratégias, informações e acima de tudo contribuições práticas para que estes sujeitos tenham possibilidades claras de aprendizagens. Confiram!!! Minhas credenciais: Sou Pedagogo; - Psicopedagogo Clínico e Institucional; - Assistente Social CRESS-Ba 8283.

Quando procurar um Psicopedagogo?

domingo, 12 de dezembro de 2010


Por Edinei Messias Alecrim

Com o advento da nova Constituição Federal de 1988 e mais tarde com a chegada da LDB, Lei 9.394/96, inicia-se a construção de um novo paradigma na gestão educacional. Assim, a gestão democrática cria enormes possibilidades da população, em especial as camadas sociais excluídas de participarem dos destinos da educação.
A participação popular é na essência uma conquista do povo brasileiro. A luta por uma educação pública e de qualidade se tornou clara a partir do momento em que as escolas abriram seus portões para a participação da comunidade na Proposta Pedagógica da Escola; nas discussões do currículo; na fiscalização dos recursos disponíveis na instituição, por fim na participação direta e democrática da comunidade escolar.
Mas o que isso tem a ver com o papel do conselho municipal de Barro Alto, frente ao suporte pedagógico (pessoal e institucional) aos docentes da rede municipal de ensino? Sendo assim, uma das mais importantes tarefas do conselho municipal de educação é possibilitar uma educação de qualidade, e isso só se concretiza quando existir no contexto municipal, suporte técnico pedagógico que enxergue o educador e o contexto educacional a partir das necessidades reais de cada realidade educativa, e isso inclue o não só os problemas de ordem pedagógica, mas também pessoal do educador.
Construir ações de suporte pedagógico nas escolas, não significa necessariamente atrelar somente a atividades de caráter curricular, mas passa necessariamente pela escuta dos problemas do educador; seus anseios e angústias; dificuldades de relacionamento; questões de âmbito emocional, etc., possibilitando um olhar humano que favoreça um clima que potencialize soluções de encorajamento de superação das adversidades.
E agora, onde entra o papel do conselho Municipal, nesta questão? Os educadores estão desmotivados, muitos ansiosos por sua aposentadoria e alguns sem entusiasmos para continuar estudando. Nesse sentido, é pertinente considerar que um dos grandes papéis desse conselho seria o de possibilitar o encorajamento dos educadores para a superação dos conflitos existentes no âmbito pessoal e institucional. Sabe-se que não são poucos esses problemas, mas é necessário que se incorpore nas vivências dos espaços educativos do município de Barro Alto, o ideal de superação das adversidades do caminho, mas isso só se concretiza se houve uma meta traçada a partir do envolvimento de todos, caso contrário, permaneceremos no imobilismo cultural.
O conselho Municipal pode e deve iniciar seu papel pelo restabelecimento do desejo ou prazer do educador em ensinar. E isso é uma tarefa extremamente árdua, porém, gratificante. Pois algo precisa ser feito, agora e já.
Neste caso, a formação inicial e continuada dos educadores jamais deve somente passar pelo foco do processo de ensino-aprendizagem, mas de forma especial também no âmbito pessoal, pois cresce assustadoramente o distanciamento dos educadores do seu desejo de educar. E seria fundamental que os conselhos Municipais de educação, iniciassem essa discussão, criando mecanismos de intervenção nesta realidade, que se não observada com carinho, sofreremos conseqüência drásticas na qualidade da educação em Barro Alto, e em vários cantos deste país.
Contudo, o que nos falta para começar a agirmos já? Com certeza um maior envolvimento responsável de todos e acima de tudo, falta um sentimento de pertencimento de cada um de nós a educação de nosso município. Pois, se não se tem afetividade e um sentimento nobre de pertencer ao que se está realizando, continua-se o processo do imobilismo cultural.


EDINEI MESSIAS ALECRIM
 Pedagogo; Psicopedagogo; Graduando em Serviço Social;
Profissional de Segurança Pública
Endereço na web: edineimessias@hotmail.com edineimessias@yahoo.com.br

Nenhum comentário: