DIGITE O QUE DESEJA PESQUISAR NESTE BLOG

UM POUCO SOBRE MIM...

Minha foto
Barro Alto, Bahia, Brazil
A cada dia me apaixono mais pelo trabalho com crianças com necessidades educativas especiais. Neste blog quero apresentar estratégias, informações e acima de tudo contribuições práticas para que estes sujeitos tenham possibilidades claras de aprendizagens. Confiram!!! Minhas credenciais: Sou Pedagogo; - Psicopedagogo Clínico e Institucional; - Assistente Social CRESS-Ba 8283.

Quando procurar um Psicopedagogo?

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

CONSIDERAÇÕES SOBRE A FAMÍLIA BASILEIRA: a instituição familiar do século XIX aos dias atuais

INTRODUÇÃO


Edinei Messias Alecrim - Pedagogo
Graduando em Serviço Social
Pós-graduando em Psicopedagogia Clínico e Institucional e
Complementação no Magistério Superior


A família brasileira ao longo dos séculos sofreu inúmeras transformações sociais. Tais transformações afetaram de forma grandiosa o sentido e objetividade da família na atual contemporaneidade.
Muitas foram as situações em que a família brasileira se viu atropelada pelas constantes mudanças paradigmáticas. A maior delas foi a mudança histórica. Assim sendo, as transformações históricas oriundas da forma de ver as coisas em cada momento histórico, proporcionou alterações fuminantes no concepção do sentido de família.
Desde o século XIX até os dias de hoje, a família sofre com as crises de valores do mundo globalizado. Assim, as questões axiológicas envolvendo o cenário capitalista do mercado de trabalho origina diariamente destruições de lares; e consequentemente vidas familiares.
Nesse sentido, a família brasileira sempre foi objeto de multiplas mutações. Inúmeras décadas se passaram e a presença da família no contexto global enquanto instituição normativa dos valores iniciais à toda vida humana, parece imprescindível.


A INSTITUIÇÃO FAMILIAR DO SÉCULO XIX AOS DIAS ATUAIS


As discussões históricas amparadas pela cristianismo, principalmente ainda na idade média, desencadeou uma profunda crise de valores familiares, cuja idéia, consistia na submissão do homem sobre a mulher. E que esta, deveria servir apenas aos caprichos do marido. Todavia, muitas foram as mulheres que não se omitindo do seu “ser” gente, ousaram virar as costas para esta concepção de valores. Foram queimadas pela igreja.
Um outro fator preponderante na época Feudal, era o cenário familiar daquele período. Havia dois tipos de famílias basicas: a nobreza feudal e os servos. Estes, consistiam,como a própria palavra informa em apenas “servir” aos interesses da burguesia daquele momento histórico. A servidão que ali imperava, não favorecia uma vida familiar especifica, mas consistia em servir em família para satisfazer aos interesses mesquinhos de uma gama da sociedade opressora.
Nesse tocante, a família ao longo do processo histórico, sofreu e vem sofrendo transformações que afeta diariamente a vida e os valores das pessoas inseridas ou não no contexto familiar.
No século XIX, mais precisamente no cenário brasileiro, a idéia de família girava em torno do pai, da mãe e do filho. Denominada assim de família nuclear. Tal concepção de família tinha no pai o poderoso chefão. Aquele que dita as regras e determina os valores que irão ser desencadeados dentro do ambiente familiar.
A família neste sentido, tinha no pai, a grande autoridade. A mulher vivia numa condição de submissão. Vítima de abusos sexuais dos próprios maridos; a esposa tinha uma vida apenas no sentido de procriação.
Com o passar dos tempos, muitas transformações ocorreram no ambiente familiar. Hoje, a família que apenas consistia na união de um homem com uma mulher, resultando no nascimento de filhos, não concebe como única e exclusivamente tipologia de família, mas se tornou ultrapassada no viés do limiar deste novo século.
Com o advento da globalização e das novas tecnologias, a mulher ganhou espaço social e em muitas situações, domina os espaços sociais no campo especialmente do mercado de trabalho. Com isso, muitas mulheres não mais buscam na família nuclear o sentido do casmento, mas muitas vivem sozinhas, garantindo assim o sustento de seus filhos, emancipando-se.
Neste mesmo tocante, é visível que no cenário global de muitas mudanças paradigmáticas, vários casais se dessolvem com muita facilidade. E com isso acabam se separando, e separando também seus filhos constituidos ao longo do casamento. Nesse sentido, nasce uma nova família, denominada de monoparental. Significa dizer que a mãe fica com a filha e o pai com o filho, se constituindo assim outras duas famílias.
Com a sociedade democrática de direito, cria-se no contexto brasileiro e global, o processo de busca de construção da cidadania e respeito aos direitos humanos. Aqui aparece enquanto busca incessante pela legalização de seu casamento: os homossexuais. Estes, amparados pela sociedade que grita inflamada que todos têm direitos iguais, lutam pela legalização de poderem constituirem família, adotar filhos; ou seja, viverem como organização familiar.
Todas estas transformações, originaram na célula familiar mudanças de valores que acarretarram significativamente o sentido da família enquanto instituição formada por um homem, uma mulher e seus filhos. Porém, tais mudanças possibilitaram a autonomia do ser feminino; o respeito pela liberdade daquela que ao longo do processo histórico gerou vidas, sem poucom reconhecimento.
Notadamente, a família hoje sofre com o descaso dos governos. Ainda não se tem claro políticas públicas direcionadas para a qualidade e a expansão dos valores inerentes à vida familair no nosso país. Pouco se criou, e se fez no Brasil, onde olhasse com carinho para a formação de valores essenciais à vida dentro da família; e como consequência a própria família transferiu esta responsabilidade que também é sua para a escola; e esta despreparada entrou em crise.

ANÁLISES DAS ENTREVISTAS

As entrevistas ora apresentadas, foram realizadas com pessoas do mesmo bairro e da mesma cidade e com fases de idade distintas. Os entrevistados nas suas argumentações concebem a família como o lugar essencial para a realização dos primeiros valores essenciais à vida em sociedade. Também identificam a família como lugar privilegiado para se construir laços fervorosos de amor e paz.
A sobrevivência familiar esteve presente como uma das grandes preocupações sociais dos entrevistados. Assim sendo, questões como educação dos filhos, escolha profissional e o lazer da família foram apontados como indícios essenciais para se melhorar os padrões comportamentais da família brasileira, bem como asseguram a resolução de problemas no interior das mesmas.
Duas questões inerentes aos sonhos e expectativas dos entrevistados quanto ao futuro, tiveram uma forte concentração de positividade, pois concentra-se na idéia de que mesmo a família brasileira passando por inúmeras transformações conflitantes, ainda é possível perceber a possibilidade de mudanças significativas, principalmente nos valores familiares.
Por fim, uma indagação foi sinalizada quanto ao casamento homossexual. Os entrevistados carregam ainda uma dose de preconceito, haja vista que estamos falando de uma sociedade altamente preconceituosa, que mesmo ampliada a visão de democracia constitucional, aspectos preconceituosos imperam numa sociedade denominada democrática.


CONCLUSÃO

Assim se descreve que por haver mudanças no século XIX, onde assiste-se a um processo de nuclearização da família, acompanhado da individualização de seus membros que reivindicam autonomia e privacidade o que alterará significativamente os espaços de morar, da conduta e de costumes inerentes à vida familiar, havendo a destruição e a diluição das famílias conjugais. Autores como Weber já discutia ao longo da sua história sobre o individualismo. Nesse sentido, é visível a cada dia o processo de individualismo se tornar mais e mais presente nos lares brasileiros, característica do capitalismo.
As transformações ocorridas no interior das famílias brasileiras, originam-se do conjunto das mudanças sociais no decorrer dos tempos. Sendo assim, valores foram ultrapassados, outros esquecidos, permanecendo visível, palpável, valores do consumo, do liberalismo sexual, da troca de favores, do egoísmo. Uma sociedade que não prioriza os valores familiares, tende a sucumbir-se moralmente.
Outra discussão importante e para tristeza de alguns segmentos da sociedade, as uniões sexuais entre pessoas do mesmo sexo, a lei atual brasileira, somente reconhece como entidade familiar a convivência de um homem e uma mulher, continuando à margem dos direitos jurídicos. Para tanto, no que se refere aos casamentos homossexuais, cada vez mais freqüentes, bem como adoção de crianças por esses casais, se encontra no Congresso Nacional um Projeto de Lei que aborda estas “uniões consensuais”, sinalizando assim para um novo modelo de família.
Com as mudanças axiológicas ocorridas ao longo de centenas de anos, desencadearam profundas e conflitantes transformações na vida da família brasileira. Conflitos afloraram mais e mais; os problemas sociais ganharam força; e a família entrou em crise, transferindo para a escola uma boa parcela de sua responsabilidade.


ANEXOS

Entrevista 1
Entrevista 2
Entrevista 3
Entrevista 4


ENTREVISTA 1

IDENTIFICAÇÃO:
a) SEXO: Feminino
b) IDADE: 23 anos
c) ESTADO CIVIL: solteira
d) CIDADE: Barro Alto ESTADO: Bahia

QUESTÕES
1. Qual o significado da Família para você?
Acredito que a família significa o lugar onde se constrói os valores essências à vida em sociedade.
2. Como você definiria a vida amorosa da família antes e hoje?
Antes, a vida amorosa da família estava centrada na figura do pai enquanto chefe e na mulher, sua subordinada para os caprichos sexuais. Hoje, isto mudou de forma satisfatória, os relacionamentos tendem a se tornarem livres sem a presença daquele que manda e do outro que obedece.

3. Quais os medos e sonhos vividos por você ao longo das transformações ocorridas na família?
Meus medos sempre foram aqueles relacionados aos valores familiares. Já meus sonhos são aqueles de ver estes mesmos valores familiares sendo resgatados dentro da família brasileira.
4. Que influência teve ou tem a família no momento da escolha profissional?
Toda escolha tem influência familiar, ainda mais se tratando da profissional.
5. Como deve ser a postura da família na educação dos filhos?
Sempre atenta às mudanças ocorridas dentro da educação e no comportamento dos filhos na escola.

6. Olhando para a sociedade atual, com todos os seus problemas, quais suas expectativas para o futuro?
É preocupante, mesmo assim tenho boas expectativas.

7. Em sua opinião, a sobrevivência, é o primeiro passo a ser trilhado, conquistado por qualquer família?
Não.

8. Em sua opinião, o que mais destrói os valores familiares no contexto social?
A evolução dos meios de comunicação social, o desemprego, etc.

9. Até que ponto o lazer da família contribui para o fortalecimento de laços afetivos dentro e fora do ambiente familiar?
O lazer é uma forma importantíssima de melhorar relacionamentos e cultivar novas formas de melhorar a qualidade de vida; e a família necessita urgentemente está pensando nisso.

10. Para concluir, qual seu grau de aceitação quanto à legalização do casamento homossexual no Brasil? Concorda? Discorda? Por quê?
Concordo. Acredito que todo ser humano é livre para realizar todos seus objetivos, e neste caso não pode ser diferente.


ENTREVISTA 2

IDENTIFICAÇÃO:
e) SEXO: Masculino
f) IDADE: 31 anos
g) ESTADO CIVIL: casado
h) CIDADE: Barro Alto ESTADO: Bahia

QUESTÕES
1. Qual o significado da Família para você?
Núcleo da sociedade.

2. Como você definiria a vida amorosa da família antes e hoje?
Antes tinha mais laços de carinhos entre pai e filho, mesmo tendo o pai como chefão. Hoje, esses relacionamentos estão baseados no interesse mesmo em algumas famílias; é o caso da família “Nardone”.

3. Quais os medos e sonhos vividos por você ao longo das transformações ocorridas na família?
Meus medos é de no futuro a família se despedaçar de vez, e os valores acabarem efetivamente. Já os meus sonhos, é poder ver um pais mais justo, onde as famílias possam viver dignamente.

4. Que influência teve ou tem a família no momento da escolha profissional?
Toda influência possível.
5. Como deve ser a postura da família na educação dos filhos?
A única coisa que podemos dar aos nossos filhos é a educação. Por isso a postura da família deve ser de zelo e responsabilidade para com o filho na escola.

6. Olhando para a sociedade atual, com todos os seus problemas, quais suas expectativas para o futuro?
É difícil, mas ainda tenho boas expectativas.
7. Em sua opinião, a sobrevivência, é o primeiro passo a ser trilhado, conquistado por qualquer família?
Não.

8. Em sua opinião, o que mais destrói os valores familiares no contexto social?
A libertinagem e a quebra dos padrões familiares.

9. Até que ponto o lazer da família contribui para o fortalecimento de laços afetivos dentro e fora do ambiente familiar?
Em todos os sentidos.

10. Para concluir, qual seu grau de aceitação quanto à legalização do casamento homossexual no Brasil? Concorda? Discorda? Por quê?
Concordo. Apesar de parecer estranho, mas vivemos num pais de Constituição Federal democrática.



ENTREVISTA 3

IDENTIFICAÇÃO:
i) SEXO: Feminino
j) IDADE: 44
k) ESTADO CIVIL: casada
l) CIDADE: Barro Alto ESTADO: Bahia

QUESTÕES
1Qual o significado da Família para você?
Lugar de amor, paz e alegria.
2. Como você definiria a vida amorosa da família antes e hoje?
Antes era de muito respeito. Hoje é tudo liberal. Uma falta de respeito.

3. Quais os medos e sonhos vividos por você ao longo das transformações ocorridas na família?
Meu maior medo é não poder terminar de criar meus filhos. Eu sonho em poder ver meus filhos todos felizes.

4. Que influência teve ou tem a família no momento da escolha profissional?
Todas. Pois tive que escolher o que meus pais ordenava.

5. Como deve ser a postura da família na educação dos filhos?
Sempre perto dos filhos.

6. Olhando para a sociedade atual, com todos os seus problemas, quais suas expectativas para o futuro?
Muito desanimador.

7. Em sua opinião, a sobrevivência, é o primeiro passo a ser trilhado, conquistado por qualquer família?
Com certeza.

8. Em sua opinião, o que mais destrói os valores familiares no contexto social?
Tudo. Principalmente a falta de respeito para com os mais velhos.

9. Até que ponto o lazer da família contribui para o fortalecimento de laços afetivos dentro e fora do ambiente familiar?
Seria muito bom termos lazer, mas a vida é tão difícil que nem isto a gente tem.

10. Para concluir, qual seu grau de aceitação quanto à legalização do casamento homossexual no Brasil? Concorda? Discorda? Por quê?
Discordo. Pois acredito que eles não viverão felizes.


ENTREVISTA 4

IDENTIFICAÇÃO:
m) SEXO: Masculino
n) IDADE: 52 anos
o) ESTADO CIVIL: casado
p) CIDADE: Barro Alto ESTADO: Bahia

QUESTÕES
1. Qual o significado da Família para você?
Tudo de bom.

2. Como você definiria a vida amorosa da família antes e hoje?
Antigamente todos se respeitavam, se gostavam de verdade. Hoje, não tem mais gostar. É um tal de ficar, de namorar. Sei lá.

3. Quais os medos e sonhos vividos por você ao longo das transformações ocorridas na família?
Meus medos sempre foram aqueles relacionados aos valores familiares. Já meus sonhos são aqueles de ver estes mesmos valores familiares sendo resgatados dentro da família brasileira.

4. Que influência teve ou tem a família no momento da escolha profissional?
Acho que sempre escolhemos o que nossos filhos vão fazer na vida.

5. Como deve ser a postura da família na educação dos filhos?
Deve saber que educar os filhos é um dever da família também.
6. Olhando para a sociedade atual, com todos os seus problemas, quais suas expectativas para o futuro?
É uma preocupação só. Pois não sabemos qual será o futuro dos nossos filhos amanhã.
7. Em sua opinião, a sobrevivência, é o primeiro passo a ser trilhado, conquistado por qualquer família?
Sim.
8. Em sua opinião, o que mais destrói os valores familiares no contexto social?
Acredito que deve ser esta falta de respeito com os mais velhos; a libertinagem. É tanta coisa hoje em dia.
9. Até que ponto o lazer da família contribui para o fortalecimento de laços afetivos dentro e fora do ambiente familiar?
Se as famílias pudessem ter lazer acho que ajudaria para resolver muitos problemas.
10. Para concluir, qual seu grau de aceitação quanto à legalização do casamento homossexual no Brasil? Concorda? Discorda? Por quê?
Discordo. É muito feio. O homem nasceu para viver com uma outra mulher.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

MATTOSO, Katia de Queirós. Família e sociedade na Bahia do século XIX. São Paulo: Corrupio, 1998.








UM MUNDO MELHOR SE CONSTRÓI EM MUTIRÃO

Nenhum comentário: