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A cada dia me apaixono mais pelo trabalho com crianças com necessidades educativas especiais. Neste blog quero apresentar estratégias, informações e acima de tudo contribuições práticas para que estes sujeitos tenham possibilidades claras de aprendizagens. Confiram!!! Minhas credenciais: Sou Pedagogo; - Psicopedagogo Clínico e Institucional; - Assistente Social CRESS-Ba 8283.

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quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Conservação de comprimento

CONSERVAÇÃO DE COMPRIMENTO
1. Introdução
Essa prova é uma adaptação da original, a qual é parte de um conjunto de experimentos que foram elaborados com a finalidade de estudar o desenvolvimento da capacidade infantil para calcular longitudes.
Na experiência original, se mostrava à criança uma vare ta reta e curta e um fio de massa de modelar ondulado e comprido e se faziam coincidir os extremos dos objetos colocados um junto ao outro.
Logo se perguntava à criança sobre o comprimento das mesmas e se respondia que tinham igual comprimento, se lhe pedia que passasse a mão pela vareta e pela massa. Voltava-se a perguntar e mostrava-lhe o movimento da massa: "Se duas formigas ou dois homenzinhos tivessem que caminhar sobre estas linhas, qual lhes pareceria mais comprida?". Etc.
Enquanto as crianças pequenas afirmavam que. as formigas caminhariam o mesmo, as crianças maiores respondiam corretamente, afirmando que as formigas caminhariam mais sobre a massa porque estava ondulada.
2. Objetivo
Avaliar a noção de conservação de comprimento.
3. Materiais
• 1 no de aproximadamente 10 cm .
• 1 fio de aproximadamente 15 cm
Ambos devem ser flexíveis, não esticar e, o de 15 cm, tem que poder permanecer ondulado sobre a mesa. Geralmente indicam-se fios elétricos. Outro material que responde muito bem às condições exigidas é correntes finas.
Pode-se usar um ou dois animaizinhos (por exemplo: 2 cavalos de cores diferentes) o que costuma facilitar a administração da prova.
4. Procedimento
Mostram-se dois fios de comprimentos diferentes dispostos paralelamente de forma que um dos extremos de ambos os fios coincidam, se ondula o mais longo fazendo-o coincidir com o mais curto em ambos os extremos e também se o ondula para que termine antes que o mais curto. Usam-se contra-argumentos.
5. Administração
~
5.1. O entrevistador mostra os fios (ou correntinhas), os estende sobre a mesa, um ao lado do outro a uma distância de uns 6 a 8 cm fazendo coincidir um extremo e pergunta: "Nesse caminho (A) há a mesma quantidade para caminhar que neste (B)?".
5.2. O entrevistador ondula o fio A fazendo com que seus extremos coincidam com os de B e pergunta: "E agora, há a mesma quantidade para caminhar aqui (A) e aqui (B) ou não?".
5.3. No caso em que o entrevistado diga que se cai caminhar o mesmo, o entrevistador pede ao sujeito que lhe mostre em um e outro caminho por onde se vai caminhar e, se o entrevistado não respeita em A as ondas, se lhe diz que não se pode sair do caminho" que é fazendo todas as curvas por dentro do caminho.".
5.4. O entrevistador volta a interrogar o entrevistado como em 5.2..
5.5. Se o entrevistado responde conservadoramente o entrevistador pede ao entrevistado que explique por que.
5.6. Qualquer que seja a resposta do entrevistado, o entrevistado r contra-argumenta.
- se o entrevistado é conservador, mostra a coincidência dos extremos de A e B "Mas os dois caminhos começam juntos e terminam no mesmo lugar?";
- se o entrevistado responde não conservadoramente, o entrevistador menciona a diferença inicial: "Mas antes, no início este (A) não era mais comprido do que este (B)?".
5.7. O entrevistador ondula o fio A de tal maneira. A qual tal maneira que apresente uma defasagem com respeito a um dos extremos de B e não no outro e pergunta como em 5.2..
5.8. O entrevistador realiza os passos indicados em 5.3., 5.4., 5.5. e 5.6..
6. Avaliação
6.1. Nível 1. Não conservador (geralmente até os 6-7 anos). Não há conservação de comprimento em nenhuma das deformações: na primeira se estima que os dois caminhos ¬ A e B - possuem o mesmo comprimento e na segunda que A é mais curto do que B.
6.2. Nível 2. intermediário (geralmente entre os 6-7 anos e antes dos 8 anos).
Em um primeiro nível de condutas intermediárias há julgamento conservador para a primeira situação, mas não para a segunda. E, em um segundo nível de julgamentos de conservação da segunda situação,são instáveis, como também, as explicações e justificativas são pouco explicitas e incompletas.
6.3. Conservador (Geralmente desde os 8 anos) Conserva-se o comprimento em todas as situações e as explicações e justificativas utilizam argumentos de identidade, reversibilidade e compensação.
UM MUNDO MELHOR SE CONSTRÓI EM MUTIRÃO

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