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A cada dia me apaixono mais pelo trabalho com crianças com necessidades educativas especiais. Neste blog quero apresentar estratégias, informações e acima de tudo contribuições práticas para que estes sujeitos tenham possibilidades claras de aprendizagens. Confiram!!! Minhas credenciais: Sou Pedagogo; - Psicopedagogo Clínico e Institucional; - Assistente Social CRESS-Ba 8283.

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domingo, 5 de julho de 2009

CONSIDERAÇÕES EM TORNO DO CONDICIONAMENTO HUMANO A PARTIR DO FILME "CÃO DE BRIGA"


CONSIDERAÇÕES EM TORNO DO CONDICIONAMENTO HUMANO
E DA IMPORTÃNCIA DA AFETIVIDADE A PARTIR DO FILME “CÃO DE BRIGA”
Edinei Messias Alecrim – Pedagogo
Graduando em Serviço Social
Pós-graduando em Psicopedagogia Clínico e Institucional
E Complementação no Magistério Superior

O presente trabalho pretende discutir a partir do filme “cão de briga” o comportamento humano e suas transformações estruturais, sob o olhar fundamentado em Skinner, principal pensador do behaviorismo[1] e Carl Rogers, representante da teoria humanista[2].
O filme cão de briga retrata a figura de um jovem que desde criança foi influenciado por estímulos negativos que gerou um comportamento altamente agressivo e condicionado. O próprio Skinner sinaliza que a aprendizagem se dá por influência dos estímulos do meio.
A partir do momento em que Danny, o protagonista do filme, se encontrava condicionado, este associava toda reação a um estímulo, efetuado por seu tio, que o condicionou a tal procedimento, de agressividade, violência. As experiências de Skinner com animais, vêm a cada ano se tornando objeto de enormes discussões nesse tocante, haja vista que tais experimentos têm ajudado eficazmente os estudos do comportamento humano e suas influências na aprendizagem.
Em muitas situações, Danny não atendia de forma eficiente aos comandos de seu tio, que o punia como forma educativa e repressora. Assim, Rosa (2003) salienta que: “A punição exerce um efeito inibitório apenas enquanto persistir a contingência de punição ou o agente punidor esteja próximo” (p.67). Sendo assim, todo ato punitivo tende a efetuar em quem é punido o condicionamento de querer punir também, ou seja, o indivíduo condicionado por meio de situações punitivas, tenderá nas suas relações a reproduzir a situação vivenciada.
Por outro lado a vivência de situações orientadas pela visão da afetividade, poderá representar uma enorme modificação de personalidade comportamental de indivíduos altamente condicionados a práticas efetivamente negativas. Contrariando Skinner, Carl Rogers, enfatiza em Rosa (2003) que:
“Mas, mesmo assim, quando o indivíduo aceita assumir a responsabilidade por sua vida, livrando-se da repressão e escravização, poderá emergir uma nova pessoa, mais consciente e autodirigida, que lutará contra a autoridade externa e a conformidade e se guiará para a auto-realização” ( 150).

As modificações ocorridas na vida de Danny, foram extremas. A partir do momento em que este, teve o contato com a música e sentiu no mestre o amor pelo piano, e acima de tudo encontrando a harmonia e a afetividade de uma família, contrapondo suas vivências anteriores, desencadeou mudanças estruturais no seu condicionamento. Assim, a afetividade foi contribuindo pouco a pouco no desencadeamento de novas estruturas mentais que cognitivamente foi construindo a nova personalidade de Danny.
A afetividade se tornou neste contexto uma grande ponte entre o comportamento condicionado aparentemente pronto e acabado visualizado em Danny e a sua posterior modificação. Sendo assim, a afetividade encontra em Danny, o que Rogers sempre sinaliza quando fala da educação humanística que para a realização pessoal é necessário ter atitude de valor próprio e consideração por si mesmo. Ainda Rosa (2003, p.151) sobre o comportamento reforça que; “ (...) Este será positivo, quando não existir ameaça ou, então, terá os valores deformados ou inadequadamente simbolizados”.
Contudo, as vivências sociais quando estruturadas em ambientes com práticas harmoniosas, cujo diálogo seja pautado na afetividade e na troca recíproca do respeito e da solidariedade, desencadeia-se, seja na família, na escola ou na sociedade a formação de sujeitos mais humanos e sociáveis.

AS RELAÇOES QUE SE ESTABELECEM ENTRE OS TEÓRICOS E AS VIVÊNCIAS DOS PERSONAGENS NO FILME “CÃO DE BRIGA”

1ª Parte

1- Uso da Teoria Behaveorismo

1.1 – Ivan Pavlov
1.2- Burrhus Skinner
1.3 - O trabalho é mudança do comportamento


Estimulo_____________Resposta

Positivo


Negativo


1.4- O filme trabalhou com a personagem com um estimulo negativo, em termo das características do ser humano.
1.5- Piaget, Vygotsky, Wallon

a) 0 a 2 anos – Intuição.
b) 2 a 6 anos- Resolve algumas atividades concretas.
c) 6 a 12/13 anos – Operações concretas e subjetivas.
d) 13 aos 15 anos- Operações totalmente subjetivas.

1.6- A zona de desenvolvimento proximal em Denny foi trabalhada para seu potencial ser pleno e se aproxima, do comportamento de um cão.

1.7- Trabalho psicomotor com Denny no formato tecnicista.
1.8- Trabalho de educação assistemática para transformar um homem em cão.


2ª Parte

1- Uso das teorias que falam sobre a influência do social, do meio ambiente sobre o indivíduo.

1.1- Carl Rogers
1.2- John Dewey
1.3- Emile Darkhein
1.4- Jean Jacques Rousseau
1.5- Hannah Areirdt

2- A família que acolhe Denny e lhe dá um lar pela primeira vez: afetividade, carinho e a educação dos saberes.

3- O homem desumanizado foi salvo pela sua memória afetiva, que lembra a mãe, o piano e o som da música.

4- A relação de amor com a família, o trato, o lidar, a afeição, a troca.

5- Pela afetividade eliminou o dispositivo do adestramento animal, ao retirar “ a coleira”.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CÃO de briga . [S.l.]: Europa Filmes, [2005].
Rosa, Jorge de La (org.). Psicologia e Educação: o significado do aprender. 7. ed. Porto Alegre: Edipucrs, 2003.

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