DIGITE O QUE DESEJA PESQUISAR NESTE BLOG

UM POUCO SOBRE MIM...

Minha foto
Barro Alto, Bahia, Brazil
A cada dia me apaixono mais pelo trabalho com crianças com necessidades educativas especiais. Neste blog quero apresentar estratégias, informações e acima de tudo contribuições práticas para que estes sujeitos tenham possibilidades claras de aprendizagens. Confiram!!! Minhas credenciais: Sou Pedagogo; - Psicopedagogo Clínico e Institucional; - Assistente Social CRESS-Ba 8283.

Quando procurar um Psicopedagogo?

domingo, 16 de janeiro de 2011

Jogo de alvos e obstáculos




Educação Infantil - 4 a 6 anos




Características Envolve a habilidade dos jogadores em acertar um alvo predeterminado para transpor obstáculos. 

Origem 
Recriação de um jogo celta e egípcio em que estacas de madeira fixadas no chão eram derrubadas com um bastão. Em tabuleiro, a versão mais antiga é o Quilles, surgido na França e na Inglaterra no século 14, que tem como meta derrubar pinos com uma bola presa a uma haste. 

Por que propor Para a turma desenvolver a habilidade de controlar movimentos de acordo com o alvo ou o obstáculo existentes. 

Como enriquecer o brincar 
■ Estimule a observação e os comentários sobre as jogadas para que as estratégias e técnicas sejam socializadas e aperfeiçoadas por todos. 
■ Amplie os desafios e complique os obstáculos à medida que a turma vai ficando craque nas técnicas. 

Os erros mais comuns 
 Ensinar as estratégias. Não faz sentido encarar as dificuldades dos pequenos como um fracasso. Para que aprendam, exponha as regras e deixe que experimentem jogadas diversas. 
 Estimular uma única tática. Faz parte do jogo observar os outros participantes para conhecer várias manobras. 
 Apontar uma tática como errada. Algumas manobras podem não ser boas. Porém a postura adequada é os próprios jogadores debaterem a questão. 


Fonte - Revista Nova escola


EDINEI MESSIAS ALECRIM - Pedagogo; Psicopedagogo; Graduando em Serviço Social; Profissional de Segurança Pública Endereço na web: edineimessias@hotmail.com edineimessias@yahoo.com.br

Nenhum comentário: