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A cada dia me apaixono mais pelo trabalho com crianças com necessidades educativas especiais. Neste blog quero apresentar estratégias, informações e acima de tudo contribuições práticas para que estes sujeitos tenham possibilidades claras de aprendizagens. Confiram!!! Minhas credenciais: Sou Pedagogo; - Psicopedagogo Clínico e Institucional; - Assistente Social CRESS-Ba 8283.

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domingo, 16 de janeiro de 2011

Brinquedos tradicionais: ioiô, pião e peteca

PIÃO 
Características 
Também chamado de pinhão, esse objeto cônico, geralmente de madeira e com ponta metálica, gira com velocidade ao ser lançado com a ajuda de um cordão enrolado ao seu redor. Ele possibilita diferentes movimentos, como o giro sobre o próprio eixo num mesmo ponto e a jogada de vida ou morte, em que é lançado sobre outro com o objetivo de derrubá-lo. 

Origem 
Os primeiros piões remontam à Antiguidade, sendo que na Grécia eram chamados de strombos e, em Roma, de turbos.


Por que propor 
Para a turma ampliar o repertório de brinquedos conhecidos. 

Como enriquecer o brincar 
■ Pesquise com as crianças outros exemplos de brinquedos tradicionais e o lugar de origem deles. 

O erro mais comum 
■ Propor que a turma faça jogadas elaboradas com o pião. Manipulá-lo requer prática e no início o importante é que a turma entre em contato com ele. 

IOIÔ 
Características 
Formado por dois discos unidos no centro por um eixo em que é presa uma corda. Segurando a ponta amarrada a um dedo, deixa-se cair o brinquedo com um impulso a fim de fazê-lo subir e descer diversas vezes. 

Origem 
Foi inventado na China há aproximadamente 3 mil anos. 

Por que propor 
Para estimular as crianças a observar movimentos. 

Como enriquecer o brincar 
■ Peça aos pais que mostrem aos pequenos como se brinca com o ioiô. 

O erro mais comum 
■ Esperar que as crianças manipulem o objeto com destreza. Elas só aprendem a impulsioná-lo corretamente com o passar do tempo. No início, manter o brinquedo preso ao dedo e soltá-lo, fazendo a corda desenrolar, já é um ganho. 


PETECA 
Características 
Formado por uma base arredondada, sobre a qual se encaixam penas, o objeto é lançado de uma pessoa a outra com golpes dados com a palma da mão. 

Origem 
Índios de várias etnias que viviam em diversas regiões do Brasil quando os portugueses chegaram aqui brincavam com uma trouxinha feita com pedras enroladas em folhas chamada pe’teka, que significa “bater”. 

Por que propor 
Para a turma conhecer brinquedos que podem ser jogados, além da bola. 

Como enriquecer o brincar 
■ Convide crianças maiores para ensinar ao grupo a jogar peteca, mostrando em cena a diversidade de regras. 

O erro mais comum 
■ Não levar para a escola esse tipo de brinquedo. Acreditar que eles são antiquados não faz sentido. A função da escola é ampliar a cultura da garotada.

Consultoria Alyson Carvalho, diretor do Instituto Presbiteriano Gammon, e Ilka Bichara, professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA).  


Revista Nova escola - a fonte

EDINEI MESSIAS ALECRIM - Pedagogo; Psicopedagogo; Graduando em Serviço Social; Profissional de Segurança Pública Endereço na web: edineimessias@hotmail.com edineimessias@yahoo.com.br

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