DIGITE O QUE DESEJA PESQUISAR NESTE BLOG

UM POUCO SOBRE MIM...

Minha foto
Barro Alto, Bahia, Brazil
A cada dia me apaixono mais pelo trabalho com crianças com necessidades educativas especiais. Neste blog quero apresentar estratégias, informações e acima de tudo contribuições práticas para que estes sujeitos tenham possibilidades claras de aprendizagens. Confiram!!! Minhas credenciais: Sou Pedagogo; - Psicopedagogo Clínico e Institucional; - Assistente Social CRESS-Ba 8283.

Quando procurar um Psicopedagogo?

domingo, 16 de janeiro de 2011

Brincadeiras com bola

 


FONTE:  REVISTA NOVA ESCOLA

Como funciona

Há uma infinidade de brincadeiras com o objeto. O que as diferencia são os combinados entre os participantes e o uso de outros objetos, como no vassourabol, em que a bola é lançada com o auxílio de uma vassoura. Há opções para grupos ou para o indivíduo, como o paredão - em que a bola é jogada contra a parede seguidamente para que não caia no chão. Existem várias modalidades, dentre elas, a queimada, em que os participantes se dividem em dois grupos e cada time tem como objetivo acertar os adversários com a bola para isolar todos na cadeia, área localizada no fundo do campo. 

Origem 
Muito popular na civilização grega, o brincar com bola era valorizado porque favoreceia o desenvolvimento dos músculos do corpo. 

Por que propor 
Para os pequenos desenvolverem habilidades relacionadas ao movimento e à força. 

Como enriquecer o brincar 
■ Dialogue com a turma, ao fim da prática, sobre a questão da cooperação entre os participantes para que a atividade seja divertida para todos. 
■ Ofereça bolas de diversos tamanhos para que todos testem e decidam qual a mais interessante para cada brincadeira. 
■ Sugira que o grupo mostre aos colegas as atividades desse tipo já vivenciadas. 

Os erros mais comuns 
■ Sugerir que só os meninos brinquem de bola e ainda por cima com os pés. As meninas têm de experimentar a atividade e de maneiras diversas. 
■ Acreditar que os pequenos são egoístas por não passar a bola para os amigos. Eles ainda não percebem que, para brincar, o outro é importante. 


EDINEI MESSIAS ALECRIM - Pedagogo; Psicopedagogo; Graduando em Serviço Social; Profissional de Segurança Pública Endereço na web: edineimessias@hotmail.com edineimessias@yahoo.com.br

Nenhum comentário: