DIGITE O QUE DESEJA PESQUISAR NESTE BLOG

UM POUCO SOBRE MIM...

Minha foto
Barro Alto, Bahia, Brazil
A cada dia me apaixono mais pelo trabalho com crianças com necessidades educativas especiais. Neste blog quero apresentar estratégias, informações e acima de tudo contribuições práticas para que estes sujeitos tenham possibilidades claras de aprendizagens. Confiram!!! Minhas credenciais: Sou Pedagogo; - Psicopedagogo Clínico e Institucional; - Assistente Social CRESS-Ba 8283.

Quando procurar um Psicopedagogo?

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

MODELO DE PAUTA DE UM CONSELHO DE CLASSE

PAUTA DO CONSELHO DE CLASSE

Por: Edinei Messias Alecrim[i]

1º MOMENTO: Acolhida - Direção Escolar

2º MOMENTO: Dinâmica do aquário  - Coord. Pedagógica   
Material necessário:
  • Papel pardo – 1,20x60 cm;
  • Fita adesiva;
  • Música peixe vivo;
  • Aparelho de som;
  • CD contendo a música acima;
  • Papel ofício branco ( confeccionar os peixinhos );
  • Lápis grafite para os pais;
  • Lápis de cor (para pintura dos peixinhos);
  • Borracha;
  • Tesourinhas (recortar os peixinhos);

3º MOMENTO: Socialização da dinâmica  - Coord. Pedagógica
  • Todos os peixinhos são iguais? Por que são diferentes?
  • Todos os peixinhos estão indo para o mesmo lado? Por quê?
  • Como podemos transferir essas idéias para a vida escolar?
  • O que o aquário representa?
  • Quem são os peixinhos?
  • Como podemos conviver, sabendo lidar com todas essas diferenças, em casa e na escola?

4º MOMENTO: Refletindo a realidade da escola - Direção Escolar
·   Apontem o que existe de bom na escola e o que precisa ser melhorado?
·   Fazer anotações...

5º MOMENTO: Leitura do perfil da turma – Professor/professora da turma
  • Neste momento a Professora faz uma análise generalizada da turma, evidenciando as dificuldades e os avanços percebidos ao longo do processo ensino-aprendizagem, sugerindo melhorias e ressaltando os aspectos positivos da turma.

6º MOMENTO: Momentos finais – Coord. Pedagógica
Mensagem em VCD: que tempo temos para nossos filhos?
Material necessário:
  • VCD contendo a mensagem;
  • Aparelho de DVD;
  • TV
Breve reflexão em torno da importância de se colocar ao lado do filho/filha em todos os momentos da sua vida, de forma especial no acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem.

7º MOMENTO: Atendimentos aos pais-Professora/professor da turma – dividindo em duas etapas:

ETAPA I:
  • Neste momento final, o professor/professora da turma, convida os pais e/ou responsável de aluno para o fornecimento de informações necessárias e ressaltando os aspectos em que o aluno precisa melhorar referentes à aprendizagem, disciplina e estudo, sempre ressaltando os aspectos positivos de cada educando;

ETAPA II:
  • Para que não haja constrangimento, aqueles alunos que de alguma forma apresentam algum tipo de problema considerado mais sério, tanto nos aspectos da aprendizagem, relacionamento com professores e colegas, bem como atitudes e hábitos que mereçam um olhar diferenciado, será oportunizado um diálogo mais individualizado com pais e alunos.




[i] Pedagogo, Psicopedagogo e graduando em Serviço Social l. A elaboração deste roteiro se deu a partir de leitura de artigos, de discussões e experiências já enfatizadas por outros pedagogos em diferentes escolas da região de Irecê, bem como textos com exemplos de instituições escolares em outros estados e municípios do Brasil que exercem positivamente tal experiência.


EDINEI MESSIAS ALECRIM -  Pedagogo; Psicopedagogo; Graduando em Serviço Social; Profissional de Segurança Pública E-MAIL: edineimessias@hotmail.com edineimessias@yahoo.com.br

Nenhum comentário: