PAUTA DO CONSELHO DE CLASSE
Por: Edinei Messias Alecrim[i]
1º MOMENTO: Acolhida - Direção Escolar
2º MOMENTO: Dinâmica do aquário - Coord. Pedagógica
Material necessário:
- Papel pardo – 1,20x60 cm;
- Fita adesiva;
- Música peixe vivo;
- Aparelho de som;
- CD contendo a música acima;
- Papel ofício branco ( confeccionar os peixinhos );
- Lápis grafite para os pais;
- Lápis de cor (para pintura dos peixinhos);
- Borracha;
- Tesourinhas (recortar os peixinhos);
3º MOMENTO: Socialização da dinâmica - Coord. Pedagógica
- Todos os peixinhos são iguais? Por que são diferentes?
- Todos os peixinhos estão indo para o mesmo lado? Por quê?
- Como podemos transferir essas idéias para a vida escolar?
- O que o aquário representa?
- Quem são os peixinhos?
- Como podemos conviver, sabendo lidar com todas essas diferenças, em casa e na escola?
4º MOMENTO: Refletindo a realidade da escola - Direção Escolar
· Apontem o que existe de bom na escola e o que precisa ser melhorado?
· Fazer anotações...
5º MOMENTO: Leitura do perfil da turma – Professor/professora da turma
- Neste momento a Professora faz uma análise generalizada da turma, evidenciando as dificuldades e os avanços percebidos ao longo do processo ensino-aprendizagem, sugerindo melhorias e ressaltando os aspectos positivos da turma.
6º MOMENTO: Momentos finais – Coord. Pedagógica
Mensagem em VCD: que tempo temos para nossos filhos?
Material necessário:
- VCD contendo a mensagem;
- Aparelho de DVD;
- TV
Breve reflexão em torno da importância de se colocar ao lado do filho/filha em todos os momentos da sua vida, de forma especial no acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem.
7º MOMENTO: Atendimentos aos pais-Professora/professor da turma – dividindo em duas etapas:
ETAPA I:
- Neste momento final, o professor/professora da turma, convida os pais e/ou responsável de aluno para o fornecimento de informações necessárias e ressaltando os aspectos em que o aluno precisa melhorar referentes à aprendizagem, disciplina e estudo, sempre ressaltando os aspectos positivos de cada educando;
ETAPA II:
- Para que não haja constrangimento, aqueles alunos que de alguma forma apresentam algum tipo de problema considerado mais sério, tanto nos aspectos da aprendizagem, relacionamento com professores e colegas, bem como atitudes e hábitos que mereçam um olhar diferenciado, será oportunizado um diálogo mais individualizado com pais e alunos.
[i] Pedagogo, Psicopedagogo e graduando em Serviço Social l. A elaboração deste roteiro se deu a partir de leitura de artigos, de discussões e experiências já enfatizadas por outros pedagogos em diferentes escolas da região de Irecê, bem como textos com exemplos de instituições escolares em outros estados e municípios do Brasil que exercem positivamente tal experiência.
EDINEI MESSIAS ALECRIM - Pedagogo; Psicopedagogo; Graduando em Serviço Social; Profissional de Segurança Pública E-MAIL: edineimessias@hotmail.com edineimessias@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário