DIGITE O QUE DESEJA PESQUISAR NESTE BLOG

UM POUCO SOBRE MIM...

Minha foto
Barro Alto, Bahia, Brazil
A cada dia me apaixono mais pelo trabalho com crianças com necessidades educativas especiais. Neste blog quero apresentar estratégias, informações e acima de tudo contribuições práticas para que estes sujeitos tenham possibilidades claras de aprendizagens. Confiram!!! Minhas credenciais: Sou Pedagogo; - Psicopedagogo Clínico e Institucional; - Assistente Social CRESS-Ba 8283.

Quando procurar um Psicopedagogo?

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Socialização de experiências entre os educadores dos Núcleos da Escola Municipal de 1º Grau Edivaldo Santos Lopes e da Escola Municipal Julião Rodrig

APRESENTAÇÃO

Organizador:
Edinei Messias Alecrim - Pedagogo


O atual contexto educacional em que estamos inseridos comunga cotidianamente com a necessidade de melhores práticas didáticas no que tange ao trabalho em sala de aula. A postura metodológica do professor que passou de mero detentor do saber para o de mediador da construção do conhecimento, requer a melhoria da concepção de como esses alunos aprendem. O como os alunos aprendem se torna um dos grandes mecanismos pedagógicos ligados diretamente à postura metodológica do educador na construção do conhecimento conjuntamente com os educandos.
A concepção construtivista que assegura que o conhecimento se articula na relação entre o sujeito e o objeto prioriza a necessidade do professor criar diversificadas metodologias para o trabalho didático em sala de aula.
Sendo assim, por acreditar que os educadores travam cotidianamente grandes batalhas conflitivas com a falta de tempo para a socialização e discussão de experiências nos seus ambientes de trabalho, necessário se faz implementar momentos que favoreça a estes, espaços de relação de troça, de articulação e análises da sua prática por meio de atividades que eles próprios desenvolveram e acreditam que foram trabalhos valiosos para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem em seus ambientes educativos.
Para tanto, tal iniciativa propiciará a articulação do conhecimento fragmentado que se visualiza nas atividades desenvolvidas pelos educadores e alunos em suas respectivas escolas e que posteriormente acabam caindo no esquecimento, por não terem momentos de socialização e discussão internamente ou com outros educadores de outras unidades escolares.
Todavia, como já dizia Paulo Freire, o conhecimento se constrói também, fora dos muros da escola. É preciso acreditar que a educação e o conhecimento se constroem não somente dentro do espaço da sala de aula, mas na troca de experiências entre os educadores de espaços educativos diferentes.
Tal concepção da construção do conhecimento por meio do trabalho coletivo e da valorização do trabalho de cada professor vem fundamentar a necessidade da prática desta Proposta de trabalho, por acreditar que ela carrega o ideal de não deixar que posturas metodológicas que deram certo em espaços educativos diferentes, sejam esquecidas, mas socializadas para a possível implementação por outros educadores em seus ambientes educativos.
Contudo, a Proposta de Trabalho “Socialização de experiências entre os educadores dos Núcleos da Escola Municipal de 1º Grau Edivaldo Santos Lopes e da Escola Municipal Julião Rodrigues”, se torna um mecanismo de atualização e formação continuada dos educadores inserida neste contexto de mudanças constantes de paradigmas educacionais.


TEMA:

• “Socialização de experiências entre os educadores dos Núcleos da Escola Municipal de 1º Grau Edivaldo Santos Lopes e da Escola Municipal Julião Rodrigues”.

OBJETIVO ESPECÍFICOS:

• Proporcionar a socialização de atividades metodológicas pelos professores;
• Oportunizar momentos de troca de experiências metodológicas entre os educadores;
• Criar laços de relacionamento afetivo entre os educadores;
• Discutir e analisar posturas metodológicas;
• Fortalecer e valorizar a construção metodológica de cada educador em seu espaço educativo.

PÚBLICO ALVO:

• Educadores do Ensino Infantil ao Ensino fundamental I dos Núcleos Escolares da Escola Municipal de 1º Grau Edivaldo Santos Lopes e da Escola Municipal Julião Rodrigues.

METODOLOGIA APLICADA:

O trabalho se dará por meio de atividades dinâmicas, onde prevalecerá de forma sistemática a postura dos professores enquanto protagonistas construtores do evento. De forma esclarecedora, a proposta de dará no conjunto com: aplicação de dinâmicas, músicas, leitura de histórias, socialização de experiências pelos professores, apresentação de atividades metodológicas pelos educadores, dentre outras. A leitura de documentos e textos informativos também se processará como meio de ligação entre a proposta teórica e a prática do trabalho aqui fundamentado.

RECURSOS DIDÁTICOS/ FÍSICOS/HUMANOS

• Data Show, Computador, retroprojetor, TV, Aparelho de DVD, mídias de DVD, CD, aparelho de som;
• Livros de dinâmicas, apostilas, livros pedagógicos;
• Pincéis atômicos, papel metro;
• Salas de aula;
• Cadeiras;
• Transporte para condução dos educadores;
• Cantina (profissionais da área);
• Alimentação (café da manhã, lanche, almoço);

AVALIAÇÃO DO TRABALHO:

• A avaliação desta proposta de trabalho se dará de forma que cada educador terá a oportunidade de expressa livremente seu posicionamento quanto à relevância desta atividade. Ao final dos trabalhos será entregue uma ficha de avaliação a cada educador que posteriormente fará anotações, avaliando e sugerindo alternativas para novas implementações a partir desta iniciativa.


ROTEIRO DA PROPOSTA DE TRABALHO

1º MOMENTO:
• 08H30 – Café da manhã;
2º MOMENTO:
• 09H00 – Dinâmica de relacionamento e afetividade;
3º MOMENTO:
• 09H30 – Socialização de atividades metodológicas pelos professores da Educação Infantil;
• Cada professor apresentará 02 (duas) atividades que deram certo no trabalho em sala de aula, apresentando o passo a passo para os colegas educadores;
• Discussão, análise metodológica e as contribuições para o trabalho em sala de aula;
4º MOMENTO:
• 10H00 – Lanche
5º MOMENTO:
• 10H20 – Dinâmica
6º MOMENTO:
• 10H50 - Socialização de atividades metodológicas pelos professores do Ensino Fundamental I;
• Cada professor apresentará 02 (duas) atividades que deram certo no trabalho em sala de aula, apresentando o passo a passo para os colegas educadores;
• Discussão, análise metodológica e as contribuições para o trabalho em sala de aula;
7º MOMENTO:
• 11H30 – Avaliação do Encontro
• 11h50 – Mensagem final



UM MUNDO MELHOR SE CONSTRÓI EM MUTIRÃO

Nenhum comentário: