DIGITE O QUE DESEJA PESQUISAR NESTE BLOG

UM POUCO SOBRE MIM...

Minha foto
Barro Alto, Bahia, Brazil
A cada dia me apaixono mais pelo trabalho com crianças com necessidades educativas especiais. Neste blog quero apresentar estratégias, informações e acima de tudo contribuições práticas para que estes sujeitos tenham possibilidades claras de aprendizagens. Confiram!!! Minhas credenciais: Sou Pedagogo; - Psicopedagogo Clínico e Institucional; - Assistente Social CRESS-Ba 8283.

Quando procurar um Psicopedagogo?

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

O lixo e suas consequências para a vida: local e global

PROGRAMA DE ERRADIÇÃO DO TRABALHO INFANTIL – PETI
MUNICÍPIO: BARRO ALTO
PROPOSTA PEDAGÓGICA: o lixo e suas conseqüências para a vida
FAIXA ETÁRIA DOS PARTICIPANTES: 10 a 15 anos
DURAÇÃO DA PROPOSTA: 15 dias
TEMÁ: Lixo e meio ambiente
Responsável pela elaboração da Proposta:
Edinei Messias Alecrim - Pedagogo

OBJETIVO DA PROPOSTA:
• Analisar no contexto local e global, as conseqüências do lixo para a vida no meio ambiente.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Conceituar lixo;
• Caracterizar os tipos de lixo;
• Construir argumentos críticos em torno da temática;
• Demonstrar capacidade de ilustração a partir de leituras sobre a temática;
• Proporcionar o fortalecimento dos laços afetivos por meio do uso de dinâmicas;
• Oportunizar o acesso dos participantes a áreas onde se encontram acúmulo de lixo;
• Construir painéis informativos;
• Reconstruir textos/poesias/histórias por meio a partir da temática em estudo;
• Proporcionar a relação leitura – escrita durante os diversos trabalhos desenvolvidos.

1ª SEMANA

CONTEÚDO – TEMAS – DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES E AVALIAÇÃO

1. TEMA: LIXO

• Dispor os participantes em círculos e introduzir a temática lixo, a partir da “Tempestade de idéias”. Ou seja, vai se perguntado aos alunos o que eles sabem sobre o lixo, e na medida em que vai falando, escreve-se na lousa o que os participantes estão respondendo;
• Na seqüência entrega-se aos participantes folhas de papel ofício para que escrevam a partir das frases na lousa, mensagens aprendidas sobre o lixo. Podem pintar fazer desenhos no papel ofício. Colar num mural já providenciado anteriormente. Fixar o mural no local onde acontecem os encontros do PETI dessa turma.

2. POESIA/TEXTO/MÚSICA

Entregar aos participantes uma a cópia da poesia/musica e/ou texto que expresse a idéia de lixo. Dispor os alunos em círculo e convidá-los a ler pausadamente o texto ou poesia, caso for música, ouvi-la com atenção. Após, entregar aos participantes uma folha de ofício traçada com quatro quadrados, e em cada quadrado o participante deverá recontar por meio de desenho o que leu ou ouviu a partir da música, texto ou a poesia. Neste momento é importante que incentive os participantes a pintarem seus respectivos desenhos.

3. AULA VIVA

• Escolher antecipadamente um local onde se encontre um acúmulo de lixo para ser observado pelos participantes. Peçam que levem para o local caderno e lápis para fazerem anotações do que observaram. Depois os oriente a escreverem um pequeno relatório enfatizando o que observaram. Segue abaixo um modelo de orientação para um pequeno relatório:
1. – Local observado:_______________________________________
2. – O que foi encontrado no local?____________________________
3. – Para onde aquele lixo vai?________________________________
4. – Quais as conseqüências do lixo encontrado para a saúde das pessoas?__________________________________________________

4. DINÂMICA - Dinâmica de leitura sobre a temática e fortalecimento dos laços afetivos dentro do grupo

• Dispor o grupo em círculo e fazer um levantamento de tudo o que foi discutido anteriormente. Após, mostrar os participantes um caixinha de presente, que antecipadamente deverá ter sido confeccionada, enfatizar que dentro desta caixinha tem um belo presente, mas que para ganhá-lo deverá seguir algumas orientações. Cada participante deverá receber uma numeração correspondente ao número de participantes naquele grupo. Segue abaixo algumas orientações sobre a caixinha do presente:
• Se no grupo tiver 10 alunos a caixinha deverá ser embrulhada 10 vezes. Ou seja, cada vez que se efetuar um embrulho deve ter uma frase sobre o lixo e uma tarefa para ser executada. Exemplo: Após passar o presente de mão em mão parou no número 7, este deverá abrir o presente, e deverá ler em voz alta a frase e executar a tarefa pedida que possa ser: “dê um abraço no número 10. Segue sucessivamente até que se termine todas as frase. Aquele que abrir o presente final devera executar além da leitura da frase, a tarefa que deva ser algo que se reparta com todo o grupo

5. AVALIAÇÃO GERAL DA PROPOSTA APÓS O FINAL DA 1ª SEMANA

• Todos os monitores/professores deverão discutir quais atividades foram relevantes para a concretização dos objetivos levantados anteriormente. Analisar quais atividades teve maior repercussão dentro do grupo e quais não obtiveram por parte dos participantes uma reciprocidade no que tange aos conteúdos trabalhados. A partir das observações, efetuarem novo planejamento levando em consideração as análises efetuadas durante a 1ª semana.

2ª SEMANA
CONTEÚDO – TEMAS – DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES E AVALIAÇÃO

1. CONSTRUIR COLETIVAMENTE O MURAL DOS TIPOS DE LIXO EXISTENTES
• Inicialmente deve se ter preparado com antecedência um papel metro já confeccionado com o tema desta atividade. Antecipadamente também procurar gravuras dos mais diferentes tipos de lixo (metal, vidro, papel, plástico, borracha, madeira, etc.) para ser montado pelos participantes, com explicação sobre cada tipo de lixo estudado.
• De posse do material acima descrito e após explanação sobre os tipos de lixo, os participantes são convidados a montarem coletivamente o Mural dos diferentes tipos de lixo. Depois de confeccionado, discute-se o aprendizado sobre este tema.

2. O LIXO E O MEIO AMBIENTE LOCAL
• Deve se ter preparado fotos das proximidades do Rio Vereda/Romão Gramacho, onde aparece focos de lixo para ser mostrado no DVD aos participantes. Caso encontre fotos já tiradas, mostre aos alunos, faça com que peguem e observem as fotos cuidadosamente. Reflita com eles sobre os perigos de se poluir o Rio com o lixo. Quem serão os maiores prejudicados? De quem é a culpa? O que podemos fazer para ajudar?
• Num segundo momento entregar aos participantes folhas de ofício e pedir que façam um desenho imaginando como seria o nosso meio ambiente local se todos cuidassem. Entregue lápis de cor e motive-los a pintarem o desenho.
• OBS.: NO FINAL DESTA ATIVIDADE TODOS OS PARTICIPANTES DEVEM RECEBER UMA ENTREVISTA PARA SER FEITA COM ALGUÉM DE SUA FAMÍLIA SOBRE O LIXO:
A. NOME DA PESSOA:
B. IDADE:
C. COMO É FEITA A COLETA DO LIXO EM SUA RUA?
D. VOCÊ SABE PARA ONDE VAI O LIXO DA SUA RUA?
E. O QUE VOCÊ ACHA DAS PESSOAS QUE JOGAM LIXO NA RUA?
F. PARA FINALIZAR, O QUE VOCÊ DIRIA PARA AS PESSOAS QUE JOGAM LIXO NAS RUAS?

3. SOCIALIZAÇÃO DA ENTREVISTA

• Relembra um pouco do aprendizado do encontro anterior;
• Convidar os participantes a se colocarem em círculo e pedir que relatem a entrevista. Pode-se pedir que falem inicialmente cada pergunta de cada vez, para se ter respostas pertinentes à mesma questão. Ou também pode pedir que falem aleatoriamente aquilo que mais lhes chamaram a atenção quando estavam realizando a entrevista; Com o final da discussão, entregue aos participantes um caça-palavras com palavras que tenha uma relação com a temática LIXO, Esse caça-palavra serve para reforçar o conteúdo estudado, possibilitando o exercício da leitura e da escrita.
• ESTIMULE OS PARTICIPANTES PARA O ENCONTRO DO DIA SEGUINTE. FALE QU IRÃO ASSISTIR UM BELO FILME. QUE ELES IRÃO ADORAR.

4. REFLEXÃO EM TORNO DA IMPORTÂNCIA DE SE PROTEGER A NATUREZA ( a partir de um filme)
• É importante escolher antecipadamente um local onde os participantes possam estar à vontade. (ver a Biblioteca Municipal, ou uma sala de aula de alguma escola);
• É importante que o filme não seja muito extenso;
• Se possível faça um pouco de pipoca para motivar e alegrar o ambiente;
• SUGESTÃO DO FILME: “a invasão”. – da turma do ismilinguido;
• Após o término do filme peça que recontem a história, fazendo uma ponte entre os estudos sobre o lixo e a destruição da natureza. O que isto tem a ver?
• Se ainda tiver tempo peça que façam uma avaliação deste trabalho sobre o lixo e o meio ambiente. Pergunte se gostaram, e qual tema eles indicariam para ser estuda pelo grupo. Fazer anotações para o próximo planejamento.
• Agradeça alegremente a todos e deixe uma mensagem de entusiasmo.

6. AVALIAÇÃO GERAL DA PROPOSTA APÓS O FINAL DA 2ª SEMANA

• Todos os monitores/professores deverão discutir quais atividades foram relevantes para a concretização dos objetivos levantados anteriormente. Analisar quais atividades teve maior repercussão dentro do grupo e quais não obtiveram por parte dos participantes uma reciprocidade no que tange aos conteúdos trabalhados. A partir das observações, efetuarem novo planejamento levando em consideração as análises efetuadas durante a 2ª semana.
• A partir do levantamento feito pelos alunos sobre novos temas para estudo pelo grupo, avalie e leve em consideração o tema mais votado por todos.
Tente elaborar uma nova proposta a partir das idéias dos participantes. É importante levar em consideração a opinião de cada participante, pois tal procedimento aumenta a sua aceitação pessoal e o ajuda a romper seus próprios limites.

SUGESTÕES QUE POSSIBILITE AVALIAR AS ATIVIDADES INDIVIDUAIS E GRUPAIS DURANTE A QUINZENA:

• A avaliação das atividades propostas deverá partir do princípio de:
1. Observação da participação e do envolvimento dos participantes nas atividades desenvolvidas;
2. Registro escrito diário dos pontos negativos e positivos do trabalho realizado;
3. Análise dos trabalhos realizados individualmente e em grupo;
4. Roda de conversas para socialização do aprendizado anteriormente;

Proposta de Trabalho solicitada por: Normaci - Orientadora Social do PETI - Barro Alto - Bahia


UM MUNDO MELHOR SE CONSTRÓI EM MUTIRÃO

Nenhum comentário: