"É a partir da criação e coordenação de relações que o ser humano constrói o conceito de número"
ATIVIDADE 1
Como os seus alunos vêem o mundo?e como o representam?
Na medida em que o sujeito se torna capaz de criar, em sua mente, relacionando entre objetos e coordenar tais relacionamentos matemáticos, estabelecer relações lógicas, sustentadas na sua ação transfomadora sobre a realidade em que interage.
Na sala de aula observo a s crianças e vejo que elas vêem o mundo pelo que observam e trocas de conhecimento de seu viver. Através de seu corpo partem a explorar o espaço e a forma através de movimentos.
Meu primeiro ano de nove já percebe as relações de dentro, fora , frente trás representam com as mãos, pernas objetos, pessoas. Estou trabalhando direito e esquerda com brincadeiras e eles também usam o seu corpo para representar e vejo que cada um tem o seu jeito e tempo para adquirir a concepção de espaço.
Na rua fiz cada criança desenhar o seu colega no chão e eles perceberam que cada um tem o seu espaço e que não dá para desenhar em cima de outro e que tem desenhos maiores, finos...Para fazer essas atividades deve-se fazer um trabalho de comparação e observação para perceberem o que é maior menor o espaço que ocupa e todas outras atividade e curiosidades que requer cuidados e persistência, resolvendo questõe e relacionando uma série de competências e habilidades matemáticas que serão desenvolvidas durante um processo.
ATIVIDADE 2
JOGO DO TAPA CERTO
MATERIAIS: MÃOZINHA CONFECCIONADA COM PAPELÃO COLORIDO E PALITO DE CHURRASQUINHO; FICHAS COM O DESENHO DAS FORMAS GEOMÉTRICAS ( QUADRADO, TRIÂNGULO, RETÂNGULO, CÍRCULO), EM DIFERENTES CORES E TAMANHOS.
PROCEDIMENTOS:AS CRIANÇAS SÃO ORGANIZADAS EM RODINHA.
NO CENTRO DA RODINHA, HÁ VÁRIAS FICHAS COM O DESENHO DAS FORMAS GEOMÉTRICASVARIADOS ( PODERÁ HAVER MAIS DE UMA FICHA COM A MESMA FORMA).
CADA CRIANÇA RECEBERÁ UMA MÃOZINHA DE PAPELÃOCOLORIDO COM PALITO DE CHURRASQUINHO COLADO. PODERÁ SER UMA MÃOZINHA POR EQUIPE, SE O JOGO FOR EM GRUPOS.
ASSIM QUE O PROFESSOR DITAR QUAL A FORMA E A COR, A CARIANÇA DEVERÁ BATER COM A MÃOZINHA SOBRE A FICHA, PODENDO PEGAR MAIS DE UMA, SE HOUVER DUPLICATAS.
NÃO HAVERÁ GANHADORES, APENAS DEVERÃO CONTAR QUANTAS FICHAS COM QUADRADOS AMARELO COMPRARAM, COM TRIÂNGULO AZUL OU COM CÍRCULO VERMELHO, POSAR EXEMPLO.
ANTERIORMENTE AO JOGO O PROFESSOR APARESENTA AS PEÇAS ÀS CRIANÇAS ONDE JÁ RELACIONAM AS FIGURA E AS CORES,AS CRIANÇAS PODEM EXPLORAR BEM O MATERIAL COMO TAMBÉM CONFECCIONAR A SUA MÃOZINHA. AS CRIANÇAS PODEM: MONTAR CASINHAS COMBINAR AS PEÇAS EXPLORAR AS CORE OBEDECER AS REGRAS RESPEITAR OS COLEGAS.
ATIVIDADE 3
ATIVIDADE 1
Como os seus alunos vêem o mundo?e como o representam?
Na medida em que o sujeito se torna capaz de criar, em sua mente, relacionando entre objetos e coordenar tais relacionamentos matemáticos, estabelecer relações lógicas, sustentadas na sua ação transfomadora sobre a realidade em que interage.
Na sala de aula observo a s crianças e vejo que elas vêem o mundo pelo que observam e trocas de conhecimento de seu viver. Através de seu corpo partem a explorar o espaço e a forma através de movimentos.
Meu primeiro ano de nove já percebe as relações de dentro, fora , frente trás representam com as mãos, pernas objetos, pessoas. Estou trabalhando direito e esquerda com brincadeiras e eles também usam o seu corpo para representar e vejo que cada um tem o seu jeito e tempo para adquirir a concepção de espaço.
Na rua fiz cada criança desenhar o seu colega no chão e eles perceberam que cada um tem o seu espaço e que não dá para desenhar em cima de outro e que tem desenhos maiores, finos...Para fazer essas atividades deve-se fazer um trabalho de comparação e observação para perceberem o que é maior menor o espaço que ocupa e todas outras atividade e curiosidades que requer cuidados e persistência, resolvendo questõe e relacionando uma série de competências e habilidades matemáticas que serão desenvolvidas durante um processo.
ATIVIDADE 2
JOGO DO TAPA CERTO
MATERIAIS: MÃOZINHA CONFECCIONADA COM PAPELÃO COLORIDO E PALITO DE CHURRASQUINHO; FICHAS COM O DESENHO DAS FORMAS GEOMÉTRICAS ( QUADRADO, TRIÂNGULO, RETÂNGULO, CÍRCULO), EM DIFERENTES CORES E TAMANHOS.
PROCEDIMENTOS:AS CRIANÇAS SÃO ORGANIZADAS EM RODINHA.
NO CENTRO DA RODINHA, HÁ VÁRIAS FICHAS COM O DESENHO DAS FORMAS GEOMÉTRICASVARIADOS ( PODERÁ HAVER MAIS DE UMA FICHA COM A MESMA FORMA).
CADA CRIANÇA RECEBERÁ UMA MÃOZINHA DE PAPELÃOCOLORIDO COM PALITO DE CHURRASQUINHO COLADO. PODERÁ SER UMA MÃOZINHA POR EQUIPE, SE O JOGO FOR EM GRUPOS.
ASSIM QUE O PROFESSOR DITAR QUAL A FORMA E A COR, A CARIANÇA DEVERÁ BATER COM A MÃOZINHA SOBRE A FICHA, PODENDO PEGAR MAIS DE UMA, SE HOUVER DUPLICATAS.
NÃO HAVERÁ GANHADORES, APENAS DEVERÃO CONTAR QUANTAS FICHAS COM QUADRADOS AMARELO COMPRARAM, COM TRIÂNGULO AZUL OU COM CÍRCULO VERMELHO, POSAR EXEMPLO.
ANTERIORMENTE AO JOGO O PROFESSOR APARESENTA AS PEÇAS ÀS CRIANÇAS ONDE JÁ RELACIONAM AS FIGURA E AS CORES,AS CRIANÇAS PODEM EXPLORAR BEM O MATERIAL COMO TAMBÉM CONFECCIONAR A SUA MÃOZINHA. AS CRIANÇAS PODEM: MONTAR CASINHAS COMBINAR AS PEÇAS EXPLORAR AS CORE OBEDECER AS REGRAS RESPEITAR OS COLEGAS.
ATIVIDADE 3
MATERIAL;BLOCOS LÓGICOS DE 48 PEÇAS
DISTRIBUIR O MATERIAL EM DOIS GRUPOS E DEIXAR QUE EXPLOREM O MATERIAL DEPOIS DO COMANDO DO PROFESSOR CONSTRUIR UM TRENZINHO CONFORME TAMANHO, EXPESSURA E FORMAS. ASSIM SUCESSIVAMENTE VARIANDO AS PEÇAS O PROFESSOR CONTINUA O JOGO. APÓS CADA GRUPO REALIZAREM AS SUAS CONSRTUÇÕES IRÃO AVALIAR UNS DOS OUTROS PARA DESCOBRIR QUE CRITÉRIOS FORAM USADOS.
ATIVIDADECOM SUCATAS
COLOCAR SUCATA À DISPOSIÇAÕ DAS CRIANÇAS;
DEIXAR QUE EXPLOREM O MATERIAL;
SUGERIR EXPLORAÇÕES:MAIS LEVE, MAIS PESADO, MAIOR...
SOLICITAR QUE ESCOLHAM ALGUMAS PEÇAS E FAÇAM CONSTRUÇÃO,
PEDIR QUE CONSTRUAM OUTROS OBJETOS A PARTIR DESTES COMO CASA, CARRO...
CONTAR AOS COLEGAS O QUE CONSTRUIU.
EM GRUPOS, SOLICITAR QUE ORGANIZEM PARTE DO MATERIAL ( JUNTAR OS PARECIDOS),
RELATO DO QUE PENSARAM PARA AGRUPAR,
CONDICIONAR O MATERIAL EM CAIXAS E PERGUNTAR COMO: SABER O QUE TEM DENTRO?
PERGUNTAR SE O MATERIAL PERTENCE A QUE FIGURA, QUAL SE PARECE COM AS DOS BLOCOS LÓGICOS , ENFATIZANDO AS CAIXAS E GARRAFAS PET.
UM MUNDO MELHOR SE CONSTRÓI EM MUTIRÃO
Nenhum comentário:
Postar um comentário