DIGITE O QUE DESEJA PESQUISAR NESTE BLOG

UM POUCO SOBRE MIM...

Minha foto
Barro Alto, Bahia, Brazil
A cada dia me apaixono mais pelo trabalho com crianças com necessidades educativas especiais. Neste blog quero apresentar estratégias, informações e acima de tudo contribuições práticas para que estes sujeitos tenham possibilidades claras de aprendizagens. Confiram!!! Minhas credenciais: Sou Pedagogo; - Psicopedagogo Clínico e Institucional; - Assistente Social CRESS-Ba 8283.

Quando procurar um Psicopedagogo?

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Algumas atividades ajudam na integração dos alunos no começo do ano.

Algumas atividades ajudam na integração dos alunos no começo do ano.


Retirado do blog 



Objetivos
★ Sociabilização
★ Integração
★ Propiciar uma volta às aulas tranquila
★ Passar segurança aos alunos
Faixa EtáriaCrianças de 5º e 7º ano 




Materiais

No mês de fevereiro, a agitação volta a tomar conta das escolas.
Os alunos novos estão ganhando intimidade com o espaço físico do colégio, com os funcionários, professores e colegas de sala.
Os alunos antigos já são mais acostumados com os ambientes, mas, assim como os novatos, querem se enturmar e conhecer a nova professora. Por isso as atividades de integração são tão importantes nesse começo de ano. Elas promovem uma aproximação espontânea entre as crianças, passando a segurança que elas precisam e demonstrando afeto e acolhimento.


A 1a semana dos menores


No colégio Domus Sapientiae, de São Paulo, a adaptação acontece gradativamente com as crianças de 2 e 3 anos. “Nos primeiros dias, esses alunos não ficam as quatro horas conosco”, conta Eliane Feboruk Lewaschiw, orientadora educacional do berçário e da educação infantil da escola. Segundo ela, os pais costumam fi car presentes nessa primeira semana e só aos poucos vai acontecendo a separação entre eles e as crianças. Com os alunos dessa faixa etária, os professores procuram explorar mais os espaços externos, como pátio, quadra, parquinho etc. E as atividades são mais livres, a maioria brincadeiras.
Segundo Eliane, o primeiro vínculo que as crianças formam é com a professora e só depois com os coleguinhas.



O começo dos mais velhos

Muitos desses alunos, com idade entre 4 e 6 anos, já freqüentaram escolas antes e estão em uma fase de readaptação, sobretudo porque, certamente, terão que se relacionar com professora e coleguinhas novos. Na primeira semana, os alunos do Colégio Domus Sapientiae são levados a explorar espaços como sala de aula, biblioteca, sala de vídeo, sala de contos etc. “Cada dia da primeira semana a professora escolhe um espaço diferente”, conta Eliane.


Dinâmicas de apresentação


Essas atividades e brincadeiras são ótimas maneiras de se quebrar o gelo entre os alunos e entre a criança e o professor, conta Eliana, orientadora educacional. Ela propõe algumas opções de dinâmicas, com os alunos do maternal ao pré.


Maternal I e II

Atividades em sala:
★ Recepção das crianças com fantoches e colocação dos crachás com os seus
respectivos nomes
★ Exploração dos instrumentos musicais de percussão e recepção com músicas de “Boas-Vindas” citando o nome de cada um


Atividades na quadra:

★ Bolinha de sabão
★ Brincadeiras com bola explorando todo o espaço e os brinquedos da quadra (boliche, dominó gigante, palitos gigante, etc )


Atividades no pátio:

★ Pula- pula
★ Brincadeiras de roda
★ Brincadeira no tanque de areia
★ Exploração dos brinquedos do pátio
(escorregador, balanço, trepa- trepa, etc)




EDINEI MESSIAS ALECRIM - Pedagogo; Psicopedagogo Clínico e Institucional
 Assistente Social - CRESS_BA nº 8283
 Profissional de Segurança Pública
 Endereço na web: edineimessias@hotmail.com
 http://todospodemfazerasuaparte.blogspot.com

Nenhum comentário: